Como tem sido o seu testemunho?
- Sem. Christofer Cruz
- 22 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Nos seus círculos de convivência, qual é a figura criada sobre o cristão? Eu cresci ouvindo pessoas descrevendo o crente como o típico hipócrita: deve mais do que imagina, conversa mais do que deveria e fala mal dos outros. Um conhecido do meu pai tem um mercado e, segundo ele, os crentes são os que mais devem para o seu estabelecimento. Os que deveriam ser o exemplo de piedade e cidadania às vezes são tidos como piores do que pessoas que nem sabem o que é o evangelho. Agora, quero te perguntar: como tem sido o seu testemunho?
Em Tito 3.1, Paulo pede: “Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra”. O apóstolo diz aos cretenses, por meio do pastor deles, que eles devem ser submissos aos que governam. Os que governam e autoridades trazem consigo a ideia de que essas pessoas não são apenas os que possuem autoridade civil, mas também os que possuem autoridade religiosa respaldada pela Bíblia (pastores, presbíteros, diáconos).[1] Os crentes deveriam obedecer a esses homens, pois foi o próprio Deus quem os colocou ali, desde que as determinações deles não firam os princípios divinos. Além disso, os cristãos deveriam estar prontos para fazer tudo o que é bom. Boas obras é mais do que ajudar aos pobres, é ter uma vida de obediência a Deus. E isso implica que devemos ser fiéis ao Senhor em todas as áreas da nossa vida. Em sua família, trabalho, igreja, e mesmo quando você está sozinho.
Em Tito 3.2, Paulo diz: “não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens” (NVI). A palavra traduzida por caluniem é a mesma traduzida por blasfêmia (βλασφημεῖν). Podemos nos lembrar da fala de Paulo em Efésios 4.31: “Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia”. Devemos, ao contrário de caluniadores, ser pacíficos e gentis, mostrando mansidão para com os outros, sejam eles cristãos ou não.
Em Tito 3.3, Paulo mostra a razão para essas recomendações. Ele mostra como nós éramos. Que grande contraste há entre o que fomos e o que devemos ser! Fomos lavados pelo sangue de Cristo e hoje precisamos andar como filhos de Deus. A vida do cristão deve ser totalmente diferente de como andam os ímpios. Os santos sabem o que o Senhor fez por eles e por isso buscam andar de forma correta, em gratidão pela obra realizada na vida deles.
Que nossa conduta reflita o caráter de Cristo e que as pessoas possam ver Jesus em nós por meio de nossas ações.
[1] KITTEL, G.; BROMILEY, G. W.; FRIEDRICH, G. (Orgs.). Theological dictionary of the New Testament. Versão eletrônica. Vol. 1. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1964. p. 482–483.
Comments