Não por força, mas pelo Espírito Santo
- Bíblia de Estudo Herança Reformada
- 10 de nov. de 2017
- 1 min de leitura

Zacarias 4.6: "Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos".
Em sua quinta visão, Zacarias aprende que Deus o dotará com o poder de seu Espírito para garantir a conclusão do templo, independentemente da oposição e dos desânimos que ameaçam o trabalho. Os pontos salientes da visão: o candelabro – a igreja e seu ministério para testemunhar; duas oliveiras – o Messias (aqui tipificados por Josué e Zorobabel), de quem o Espírito procede; sete tubos para as sete lâmpadas – o abastecimento inesgotável de óleo alimentando as lâmpadas, simbolizando o suprimento do Espírito Santo.
O candelabro é uma imagem do ministério cristão de testemunhar de Cristo. O candelabro era de uma só peça, e a luz das seis hastes (símbolo da igreja) brilhava em direção ao eixo central (símbolo de Cristo). Cristo é a luz do mundo, e os crentes são luzes. O ministério de João Batista ilustra isso (Jo 1.6-9). As lâmpadas queimavam óleo, que representa o Espírito Santo.
Medite sobre isso: o Espírito Santo permite que os fiéis glorifiquem Cristo. O notável ponto da visão de Zacarias são os tubos que correm diretamente das oliveiras para as lâmpadas, retratando o abastecimento inesgotável do poder do Espírito Santo. Existe um poder suficiente para cada cristão para cumprir seu dever de testemunhar a Cristo.
Bíblia de Estudo Herança Reformada, adaptado.
Comentarios