top of page

O que fazer em momentos de aflição?

  • Sem. Christofer Cruz
  • 20 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Todos nós passamos por momentos de sofrimento. A angústia que advém da dor impede-nos de ver beleza na vida. Talvez alguns estejam atribulados por causa de ofensas que lhes foram dirigidas. Há quem certamente esteja sofrendo uma dor profunda por causa do luto. Quem sabe haja entre nós quem esteja apreensivo por causa de perseguições. Outros podem estar sofrendo por cometerem pecados e não os confessar a Deus, reconhecendo o seu erro e abandonando as faltas.

Conheço uma frase que diz: “Deus teve só um Filho sem pecado, mas nenhum sem sofrimento”. Até mesmo Cristo não passou por este mundo sem provar o sabor amargo da angústia. Desta forma, não podemos esperar que sairemos ilesos dessa realidade.

No salmo 6, vemos o apelo de um pecador arrependido. Davi diz, nos versos 2 e 3:

Tem compaixão de mim, Senhor, porque eu me sinto debilitado;

sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão abalados.

Também a minha alma está profundamente perturbada;

mas tu, Senhor, até quando?

Veja que o sofrimento invade o ser do salmista de modo que o seu corpo e a sua alma estão tremendamente abalados. A palavra traduzida por abalados é dá uma ideia mais profunda do que parece: ele sente que os seus ossos foram tomados de terror. O autor estava em um estado deplorável. Por quê? Por causa de seus pecados. Ele via o ataque dos seus inimigos como um castigo de Deus diante das suas faltas. Ele sentia-se culpado e sem rumo, mas sabia a quem clamar. E essa dor era tão grande que ele sentia como se Deus o tivesse abandonado. No verso 4, o salmista diz:

Volta-te, Senhor, e livra a minha alma; salva-me por tua graça.

Davi pede para Deus se volte para ele. É como se o salmista dissesse: “Senhor, não vire as costas para mim”. O salmista estava desolado. Mas ele confia em Deus. Nos versos finais do salmo, ele pede que os seus inimigos se apartem dele. De forma literal, ele diz: “voltem para trás”. Ao suplicar por perdão, o autor sabe que o Senhor o perdoou. Da mesma forma que, antes, Davi clama para que Deus não vire as suas costas para ele, no final do salmo ele pede que seus oponentes voltem para onde vieram.

Assim como Davi, descanse em Deus! Peça o perdão dos seus pecados, lembrando-se do sacrifício de Cristo na cruz. Não estou dizendo que todo sofrimento é fruto de pecados praticados por você. Mas, qualquer que seja a sua dor, achegue-se ao Pai e, se você crê em Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador, saiba que ele te ouvirá! Talvez ele não te livre do sofrimento, mas promete estar contigo em todos os momentos, ajudando você a passar por eles.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
LOCALIZAÇÃO

Rua Pedro Eugênio Pereira, 786 Jardim Camila - Mauá - SP 

 CEP: 09.361-020

 

ipjardimcamila@gmail.com

(11) 4335-3777

CONECTE-SE
  • Facebook Social Icon
  • Branca Ícone Instagram

© 2018 por Congregação Presbiteriana do Jardim Camila

bottom of page