A finalidade da graça salvadora
- Sem. Christofer Cruz
- 15 de out. de 2017
- 2 min de leitura

O apóstolo Paulo, escrevendo a Tito, no capítulo 2, verso 11, diz que a graça de Deus se fez mostrar trazendo salvação a toda a humanidade. É interessante observar que essa graça não é uma coisa, mas uma pessoa. Olhando para o passado, em que evento se deu a manifestação perfeita do favor imerecido de Deus para com os homens? Esse evento não é um acontecimento em si, mas um conjunto deles: a vida de Jesus Cristo.
O Senhor Deus, em sua infinita graça, resolveu enviar o seu próprio Filho para morrer em lugar de criminosos. Isso parece um tanto forte, não? Você daria o seu filho para ser sacrificado em favor de pessoas que lhe ofendem todos os dias? Pois foi isso o que o Pai fez. O nascimento de Jesus, sua vida sem pecado, sua morte sangrenta e sua ressurreição são a maior prova do amor de Deus. Por meio dessa morte, os homens nada precisam fazer a não ser reconhecer tão grande amor e deixar-se envolver por ele, dedicando sua vida em gratidão a essa graça. Esse amor é ofertado a todos homens, no sentido de que não há discriminação na oferta desse presente: todas as classes, etnias ou posições intelectuais são convidadas a reconhecer tão grande Salvação.
Todavia, essa graça se manifestou com uma finalidade: fazer com que vivamos, neste mundo, de forma que agrade a Deus. O cristão que recebe a Salvação em Cristo, mas que não vive de acordo com o que ela exige, não faz jus ao presente que recebeu. Todo cristão que reconhece que recebeu a Salvação como um presente totalmente gratuito da parte de Deus, passará a viver de modo a agradecer com as suas ações àquele que foi gracioso para com ele.
Jesus morreu por nós “a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tito 2.14). Se você reconheceu a Cristo como seu único e suficiente Senhor e Salvador, mas continua na iniquidade e não pratica boas obras (o que significa viver em obediência a Deus), é melhor repensar se você de fato é um cristão, ou passar a agir de modo que agrade ao Senhor.
Comments